sexta-feira, 13 de maio de 2011

8 ª REUNIÃO DA CARAVANA DA CIDADANIA

Sandra Torres (Coordenadoria Municipal da Mulhe; José Antonio Heluy (Secretário do Trabalho e da Economia Solidária); Valdelice de Jesus Almeida (Presidenta do SINDOMÉSTICO), em pé, palestrando; e,  Ilma Fátima de Jesus (Coordenadora Nacional de Formação - MNU)


Dia 27 de abril é considerado como Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Em São Luís a data cumulativamente é Dia Municipal da Trabalhadora Doméstica através da Lei A Lei 5.163/09, sancionada pela Prefeitura Municipal de São Luís. A lei é de autoria da Vereadora Rose Sales (PCdoB) numa construção que nasce de proposta/reivindicação da categoria das Trabalhadoras Domésticas encabeçada pelo SINDOMÉSTICO – MA, gestada com a Comissão de Mulheres Negras do Movimento Negro Unificado — MNU e apoiada pelo Conselho Municipal da Condição Feminina.

José Antonio Heluy (Secretário do Trabalho e da Economia Solidária), Valdelice de Jesus Almeida (Presidenta do SINDOMÉSTICO),  Ilma Fátima de Jesus (Coordenadora Nacional de Formação - MNU)

A comemoração desta data é uma grande conquista para as(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os). E, para comemorá-la, condignamente, SINDOMÉSTICO em parceira com o Movimento Negro Unificado – MNU, o Mandato da Vereadora Rose Sales, contando com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária e o SINDSEP - Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, realizaram como culminância da CARAVANA DO SINDOMÉSTICO NA LUTA PELA CONQUISTA DA CIDADANIA E DOS DIREITOS TRABALHISTAS, com o Seminário “Trabalhadoras(es) Domésticas(os) e a Previdência Social”.
Sandra Torres (Coordenadoria Municipal da Mulher), José Antonio Heluy (Secretário do Trabalho e da Economia Solidária), Valdelice de Jesus Almeida (Presidenta do SINDOMÉSTICO), Helena de Barros Heluy (Profª. da UFMA e ex-deputada estadual pelo PT),  Ilma Fátima de Jesus (Coordenadora Nacional de Formação - MNU)

O evento foi bastante concorrido contou com a presença de 61 pessoas que participaram, dentre elas as alunas do Projeto Trabalho Doméstico Cidadão, que compõe o Planseq 2009 (IMDC, SINE, PNQ, Ministério do Trabalho e Emprego/Governo Federal, SEPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e apoio da FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas).
Visão parcial da atividade

A programação foi a seguinte:



14h: 30min. - Mesa de Abertura

Coordenadora: - Ilma Fátima de Jesus

(Coordenadora Nacional de Formação do MNU)

- Valdelice de Jesus Almeida

(Presidenta do SINDOMÉSTICO e militante do MNU)

- Rose Sales

(Vereadora pelo PC do B)

- José Antonio Heluy

(Secretário do Trabalho e da Economia Solidária)

- Profª. Dra. Helena de Barros Heluy

(Professora de Direito da UFMA e ex-Dep. Estadual pelo

Partido dos Trabalhadores - PT)

- Paulo Roberto Mendes de Araújo

(Delegado Adjunto da Receita Federal – Grupo

Educação Fiscal)

- Sandra Torres

(Coordenadoria Municipal da Mulher)

- Encerramento: Coquetel.

Visão parcial da atividade
A palestra “Trabalhadoras(es) Domésticas(os) e a Previdência Social” foi proferida pelo Delegado Adjunto da Receita Federal Paulo Roberto Mendes de Araújo, na mesa coordenada por Ilma Fátima de Jesus (MNU) que contou com as mediações da Advogada do SINDOMÉSTICO Hosana Cristina Fernandes.
Visão parcial da atividade, em destaque a Vereadora Rose Sales
Registramos ainda, as presenças de Maria Vitória Santos e Edna Jesus S. Leite, representantes do INSS; Lea Cristina Silva, do Ministério do Trabalho e Emprego/SRTE/MA; as quais contribuíram com informações extremamente úteis acerca de relações do trabalho e Previdência Social.


Edna Jesus S. Leite e Maria Vitória Santos , representantes do INSS; Delegado Adjunto da Receita Federal Paulo Roberto Mendes de Araújo, Lea Cristina Silva, do Ministério do Trabalho e Emprego/SRTE/MA


Advogada do SINDOMÉSTICO Hosana Cristina Fernandes mediando a discussão sobre  relações do trabalho e Previdência Social.

Maria Vitória Santos (Representante do INSS); Paulo Roberto - Delegado Adjunto da Receita Federal; Lea Cristina Silva, do Ministério do Trabalho e Emprego/SRTE/MA, Hosana Cristina Fernandes advogado do SINDOMÉSTICO

José Antonio Heluy (Secretário do Trabalho e da Economia Solidária), Valdelice de Jesus Almeida (Presidenta do SINDOMÉSTICO), Helena de Barros Heluy (Profª. da UFMA e ex-deputada estadual pelo PT), Rose Sales (Vereadora PC do B), Ilma Fátima de Jesus (Coordenadora Nacional de Formação - MNU)   

Fazemos um registro especial à participação do Dr. João Clímaco Frazão advogado do SINDOMÈSTICO a cerca de 15 anos.
Dr. Frazão ao lado de Pedrolina Sindicalista e militante do MNU

A CARAVANA DO SINDOMÉSTICO NA LUTA PELA CONQUISTA DA CIDADANIA E DOS DIREITOS TRABALHISTAS é fruto de desdobramento das comemorações dos 20 anos do SINDOMÉSTICO, ocorrida em 2009, realizada pelo Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os) do Estado do Maranhão em parceira com Movimento Negro Unificado – MNU, contando com financiamento da CESE — Coordenadoria Ecumênica de Serviço e apoio da Fundação Luterana de Diaconia, a qual teve com objetivo disseminar atividades políticas, pedagógicas e de conscientização acerca dos direitos e deveres trabalhistas assim como estimular a valorização da trabalhadora e da categoria.

Dr. Frazão, Pedrolina e Mária Célia
A proposta objetivava realização de palestras itinerantes divulgando os direitos e deveres da categoria utilizando o livro “20 anos do SINDOMÉSTICO – a luta pela conquista de direitos trabalhistas”, organizado por Adomair O. Ogunbiyi, Ilma Fátima de Jesus e Maria Isabel Castro Costa, em bairros periféricos de São Luís (14.11.2010 – Vila Conceição – Coroadinho; 28.11.2010 – Vila Brasil; 09.01.2011 – Anjo da Guarda; 30.01.2011 – Liberdade; 27.02.2011 – Ilhinha - S. Francisco; 10.04.2011 – Ipase de Baixo; 14.04.2011 – CEM. Fernando Perdigão; Monte Castelo; 27.04.2011 – SINDSEP – Monte Castelo, contemplando diretamente 288 pessoas. No último evento foram tiradas as seguintes propostas: a DRT e a Receita Federal encaminharão intimações para as/os empregadoras/es que não descontam o INSS de suas/seus trabalhadoras/es e não o recolhem junto ao órgão; convocação do Sindicato Patronal para a confecção da Convenção Coletiva de Trabalho.
Paulo Roberto - Delegado Adjunto da Receita Federal palestrando. Na mesa: Valdelice e Hosana.

Portanto, atingido suas metas, foram criaram oportunidade para suscitar a reflexão e, possivelmente a conscientização, na população alvo, sobre seus direitos trabalhistas, assim como, da questão étnico-racial.





Mesa do Seminário
Adomair, Bel, Aldenora e Cláudia em Panfletagem no dia 26.04.2011 - Bairro Renascença
Valdelice, Bel, Aldenora e Cládia (na frente) em Panfletagem no dia 26.04.2011 - Bairro Renascença
Aldenora, Maria Cleudes, Lucimery, Delaís e Maria Célia em Panfletagem no dia 26.04.2011 - Bairro Renascença


Panfletagem no dia 26.04.2011 - Bairro Renascença



Aldenora,  Maria Cleudes, Lucimery, Delaís em Panfletagem no dia 26.04.2011 - Bairro Renascença

Nenhum comentário:

Postar um comentário